CCBS é o campus da UFCG que mais recebe alunos estrangeiros.
Os Alunos Destin Onka e Norgyelte Nguie naturais de República do Congo e a aluna recém formada Sashoy Plummer natural da Jamaica, representam uma porcentagem dos estudantes estrangeiros que ingressaram na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
Para participar dos programas os candidatos devem ter entre 18 à 23 anos e já ter concluído o ensino médio, é possível escolher duas opções de curso. A pré-seleção dos candidatos é feita pelas missões diplomáticas brasileiras que encaminham a relação de candidatos à (DCE/DCT/MRE).
Por fim, a seleção final é feita pela Divisão de Temas Educacionais DCT/MRE e a Coordenação-Geral de Relações Estudantis SESu/MEC, os resultados são divulgados pelas missões ou representações diplomáticas.
Atualmente a UFCG possui 42 alunos de outros países em diversos cursos, sendo o CCBS o campus que mais recebe alunos internacionais, no curso de Medicina estão matriculados 14 alunos.
A UFCG auxilia esses estudantes ao longo do curso através da Assessoria Internacionais (AAI) da UFCG, tendo como responsáveis a Assessora Verônica Macário e a Secretária Executiva Márcia Leite, esse setor se articula em todas ações que envolvam relações internacionais da Universidade.
Além dos auxílios direcionados a esses estudantes fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), a UFCG também oferece por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC) o Auxílio próprio para estudantes internacionais.
Recentemente a UFCG também aprovou um programa de extensão chamado “Internacionalização na UFCG de alunos interculturais para o bem-viver” que contempla três projetos de extensão voltados para o acolhimento do estudante no país e dentro do ambiente acadêmico.
A valorização da diversidade cultural tem sido uma prioridade, e como forma de incentivo a instituição foi a que mais ofertou vagas no programa PEC-G para a entrada no período de 2024, foram ofertadas 395 vagas nas diversas áreas de conhecimento.
Por Marília Faustino Cruz
Estagiária de Comunicação Social
Veja matéria na integra:
Redes Sociais